“Quando entrei na escola logo me quiseram abraçar, mas houve aquela menina especial, há sempre, aquela que mexe ainda mais contigo e te faz sentir calafrios de amor.
Cabo Verde é aquele destino que pintou o meu verão de azul de um mar cristalino, castanho da terra seca que não recebe chuva há tempo demais e de mil e uma cores dos sorrisos que recebi. Na Ilha de Santiago senti o calor das pessoas que lá vivem. Os que por lá nasceram não querem nem pensam em mudar-se, os que foram à procura de uma vida melhor noutra ilha, para lá voltaram porque “não há ilha como esta”, me respondiam.
É lá que ainda conseguem sentir a natureza na sua essência, podem fazer pesca e voltar para casa com o jantar. A água é transparente, mas não tanto com o olhar daquelas crianças que mudaram o meu mundo num ápice. Apenas a 4 horas de distância encontrei uma cultura completamente diferente, uma terra de sonhadores que não estão preocupados em ter mas sim em viver, sem stress e sem horários para cumprir.




Para quem já trabalha e acha que duas semanas sabe a pouco, não hesite em fazer voluntariado porque sabe a tanto! Umas férias que se transformaram numa experiência única que me está a dar energias para o resto do ano. Quero acreditar que todos os momentos que vivi, as pessoas que conheci, os sítios que descobri me dão força para me tornar uma pessoa melhor.
Quando viajo, perguntam-me sempre o que é que eu mais gostei? Desta vez, a minha resposta foi sempre a mesma… As pessoas.
Podia estar aqui horas a escrever sobre a minha viagem mas melhor do que isso é ir, é sentir os cheiros e viver cada momento que ajudou a construir mais uma página da minha história.
Ah já me esquecia… No último dia, a mesma menina estava a passear com os pais pelas ruas do Tarrafal, parou, e disse “Olá Ana” e deu-me um abraço. Trago este abraço na minha rotina, nos meus dias, maus e bons.”
Ana Batista
Voluntariado Internacional em Cabo Verde, Projetos Ensino a Crianças e Construção Comunitária.




VOLUNTARIADO EM CABO VERDE
HAPPY GLOBAL PEOPLE
As experiências de quem já fez!


