Conheça a história do Artur que este ano viajou para a África do Sul e participou nos projetos de voluntariado internacional Santuário de Vida Selvagem e Projeto Tubarões.
Para ele “Foi inesquecível esta aventura e, sem dúvida, que uma parte de mim ficou em Amakhala, daí na minha carta de despedimento dizer “we will meet again”.”
“Antes de tudo quero agradecer todo o apoio dado pela equipa da VidaEdu, com especial ênfase à Ana que foi sempre dedicada e muito prestável, sempre acompanhando de perto a minha situação antes, durante e depois dos projetos em que estive envolvido, assim como da equipa local, especialmente ao Edward Julius que sempre me acompanhou também.
O Projecto Santuário de Vida Selvagem e Comunidade foi uma experiência inesquecível! Senão mesmo a minha maior experiência de vida.




Adorei estar no meio da natureza africana a ver de perto aquela fauna rica e diversificada, desde os imponentes elefantes, rinocerontes e hipopótamos, aos leões chitas e outros predadores, tudo coisas habituado a ver na televisão ou em zoos, transformou-se sonho em realidade.
Não tenho palavras para descrever o que senti aquando procurávamos pelos leões, usando aparelho de telemetria (como vejo biólogos do National Geographic a fazer) e das rondas noturnas, vendo os animais em atividade durante a noite, sendo presenteados não só com um céu estrelado lindíssimo, assim como o nascer do sol mais bonito à face da Terra! Não há comparação nascer e pôr do sol africano é simplesmente maravilhoso de observar.
Como amante de vida selvagem sinto-me muito realizado por ter contribuído para a conservação deste habitat e vida selvagem e entender o que está por detrás da manutenção de uma reserva como esta.




A parte da comunidade foi muito enriquecedora ao nível pessoal, qualquer um deveria presenciar e ver a realidade da comunidade pobre de Paterson, ali podemos ver e perceber o quão afortunados somos e a dar valor à vida que temos.
Trabalhámos essencialmente com duas escolas primárias: Sidbury e Isipho, sendo a segunda a mais pobre e no centro da vila.
As crianças são muito amorosas, divertidas e sempre a querer a nossa atenção. A simplicidade, o sorriso sincero por um pequeno gesto da nossa parte é muito gratificante sentir que alegramos aquelas crianças com falta de muitas coisas básicas da vida, como educação e afeto familiar.
O staff da reserva foi fantástico, além de toda a ajuda que nos deu, à aprendizagem recebida e pela camaradagem incrível que sempre esteve presente, foi sem dúvida uma motivação extra para ir trabalhar todos os dias (muitas das vezes em horários fora do normal).
O Martim é o melhor guia de campo que se pode ter, excelente a seguir pistas deixadas por animais (nalguns casos parecia ter visão binocular), assim como na identificação das diferentes espécies de fauna e flora, sabendo descrever tudo sobre as mesmas, quem for interessado nestas áreas tem muito a aprender com ele! Fora do trabalho é um indivíduo calmo, simpático sempre transmitindo uma boa vibe.
A Petro além da parte da reserva foi quem nos acompanhou na parte do trabalho da comunidade, transmite muita energia positiva e está sempre bem disposta! Tem muito talento a lidar com crianças e grande espírito de equipa.
Foi inesquecível esta aventura e sem dúvida que uma parte de mim ficou em Amakhala, daí na minha carta de despedimento dizer “we will meet again”.”
Artur
Voluntariado Internacional na África do Sul





Artur no Projeto tubarões na áfrica do sul






VOLUNTARIADO INTERNACIONAL na áfrica do sul
HAPPY GLOBAL PEOPLE
As experiências de quem já fez!


