“A aventura foi incrível. Estive a trabalhar durante quatro meses e meio em duas quintas diferentes no Norte da Austrália.
Em cada quinta tive experiências muito diferentes.
Na primeira, fiz trabalhos domésticos e estive mais sozinha, apesar de ter conhecido outros trabalhadores. Foi bom para pensar na vida, fazer caminhadas pela quinta e planear a minha viagem pela Austrália.
Entretanto, por já estar um pouco cansada de fazer praticamente só limpezas, decidi juntar-me ao Ramon, o rapaz com quem fiz a semana de treino, curso introdutório, na quinta no Território do Norte. Ali já estava com pessoas todos os dias e isso deixou-me feliz. Os miúdos, filhos dos donos da quinta, eram muito simpáticos e engraçados.
Fiz grandes amizades. Nesta quinta também fazia trabalhos domésticos, mas esse não era o meu trabalho principal. Estava a tomar conta de uma loja que era visitada praticamente só por aborígenes locais. Conheci famílias mesmo muito simpáticas e humildes. Também tratei de almoços e “smokos”, de limpar capoeiras e arrancar ervas daninhas.
Durante a minha estadia nesta quinta, tive oportunidade de ir a um rodeo no deserto da Austrália, perto de Alice Springs. A realidade ali é diferente. As distâncias são diferentes e o tempo também passa de maneira diferente.




Após os tais quatro meses e meio, apanhei o autocarro até Darwin onde me encontrei com o meu namorado que foi ter comigo desde Portugal.
Alugámos uma carrinha e viajámos durante dois meses: começámos em Darwin, descemos um pouco, fomos até à costa Este e percorremo-la até Melbourne.
Fomos do calor húmido do Norte, até às noites frias do Sul. Mergulhámos na grande barreira de corais e percorremos centenas de quilómetros de deserto. Ao todo, fizemos quase 10 000 km, alternando entre parques de campismo grátis e pagos, visitando sítios que nos iam sugerindo à medida que viajávamos.
Durante estes meses todos, houve momentos desesperantes em que só queria voltar a casa. Mas se esses momentos mais baixos não tivessem existido, esta aventura não teria tido metade da intensidade.
Quando passamos por estas experiências, percebemos o quão corajosos e capazes somos e isso surpreende-nos sempre. Deixa-nos felizes e orgulhosos.”
Joana Pardal
Experiência Profissional Remunerada na Austrália







ESTÁGIO NA AUSTRÁLIA
HAPPY GLOBAL PEOPLE
As experiências de quem já fez!


