Mariana na Noruega

By Outubro 9, 2020Happy Global People

“No início do ano de 2020 decidi partir numa nova aventura. Já estava habituada a viajar sozinha, mas achei que era altura de ir mais longe. Foi então que comecei os meus planos para partir em busca de um país que sempre me havia chamado, a Noruega.

Num ano repleto de mudanças e medo, eu própria fui assoberbada pela apreensão. Sem saber o que decidir ou como agir. No entanto, nós sabemos quando é a altura de dar o passo, e isso aconteceu quando surgiu a oportunidade de passar o verão na ilha de Andøya, a norte do circulo polar. O mais norte que já havia estado.

O receio de estar dentro de um avião no meio de uma pandemia partiu, no preciso momento em que sobrevoei as grandiosas montanhas ainda cobertas com o manto do inverno. Eu sabia que tinha tomado a decisão certa.

Os meus meses de Verão seriam passados em Stave Camping, onde fui recebida de braços abertos, e onde desde o primeiro dia me senti em casa e em família. Nós fazemos as nossas próprias oportunidades, mas por vezes são os acontecimentos que nos levam a elas.

Foi então que surgiu a oportunidade de prolongar a minha estadia até ao inverno, e eu não precisei de pensar. Eu não estava pronta para partir, a minha história nesta ilha ainda havia começado.

A minha conexão com a cultura Norueguesa e com esta região foi imediata. Sempre me identifiquei com os países nórdicos, é verdade, mas existe algo mais do que isso aqui. Quando o mundo vive uma pandemia, eu posso dizer que vivo um conto. Existem experiências que vão para além das palavras.

Aprendi a tricotar, vou aprendendo o norueguês com o meu sotaque arranhado, subo montanhas, perco-me por entre trilhos que me levam a encontros dos seres que vivem na e da natureza, e conheço pessoas que me ficarão marcadas para o resto da minha vida.
Já me deslumbrei com a dança das baleias, já senti o voo dos papagaios-do-mar e dei mergulhos neste infinito oceano com a luz do sol da meia-noite. Momentos que já estão cravados.
Já tive oportunidade de ir até ao sul deste inesquecível país, conhecer e provar o que cada local tem para oferecer e, essencialmente, sentir tudo o que existe para sentir. Uma lista infinita.

Sinto que tudo o que escrevo não é suficiente para descrever a minha experiência na Noruega. Experiência essa que ainda estou a viver.
O outono chegou. O sol da meia noite já faz parte do passado, e as noites estão finalmente escuras. As cores do outro lado da janela mudaram e já pude presenciar as primeiras tempestades. Eu sei que as auroras boreais já começaram a dançar neste infindável céu, mas agora é só esperar por uma noite limpa.

Nesta aventura, posso dizer que me tenho conhecido cada vez mais, não existe mais medo e apreensão. Existe sim uma tremenda felicidade constante, que faz ofuscar todos os sentimentos que não cabem dentro dela. Diz-se que quando se vive a felicidade, nada mais interessa. Nem a saudade, nem o medo.

Incentivo a todos os que têm esta sede da busca do mundo e da nossa verdadeira essência a correrem riscos. A abraçarem as oportunidades quando as reconhecem e, principalmente, dar o passo em frente sem nunca olhar para trás. Abracem a saudade como ela é e vivam o presente como deve ser vivido. Vivemos um ano de incerteza e muitos mais anos assim virão. Não estamos na altura de retrair, mas sim de viver.

Espero que as minhas palavras ajudem as incertezas a tornarem-se ações, e espero que as minhas imagens façam ver a aventura que vivi, e ainda estou a viver aqui no arquipélago de Vesterålen.

Tenho a agradecer-vos a minha jornada até aqui. Para muitos passa por ser só um programa de uns meses, mas para mim transformou-se muito mais do que isso.”

Mariana Pisa
Experiência Profissional Remunerada, área de Hotelaria & Turismo, na Noruega.

Assista também ao live com a Mariana que nos falou sobre a experiência que está a viver, como está a ser o Covid-19 na Noruega (parte 2) e muito mais. Saiba tudo!

Parte 1

Parte 2

PROGRAMA NA NORUEGA

HAPPY GLOBAL PEOPLE

As experiências de quem já fez!

Mariana na Noruega

| Happy Global People | No Comments
"No início do ano de 2020 decidi partir numa nova aventura. Já estava habituada a viajar sozinha, mas achei que era altura de ir mais longe. Foi então que comecei...

Rita na Noruega

"A minha experiência com a VidaEdu, e espero que não a última, foi na Noruega durante meio ano. Eu tirei um Curso Profissional de Turismo e Hotelaria, terminei o curso...

Inês na Noruega

| Happy Global People | No Comments
"A experiência que tive na Noruega foi a minha primeira grande aventura fora do país. Conheci a VidaEdu através de amigos que já tinham realizado programas semelhantes e decidi aventurar-me...
VidaEdu experiência profissional em hotelaria e turismo na Noruega

Francisco na Noruega

| Happy Global People | No Comments
“Há já muito tempo que ambicionava aventurar-me numa experiência além-fronteiras. Através de amigos descobri a existência deste tipo de programas por intermédio da VidaEdu e achei que era precisamente aquilo...

EVENTOS

Sessões Online

Vamos estar com sessões online, dia 29 de junho, para apresentar os programas de Estágios Profissionais e Remunerados, Au Pair, Voluntariado, Cursos de Línguas no estrangeiro, Cursos e Estágios Internacionais Online. Descubra... Ler Mais

Live Cursos de Línguas

Dia 5 de maio, às 18h00, vamos falar com a Ana que nos vai contar sobre a sua experiência em Inglaterra, durante o tempo que esteve a fazer o curso... Ler Mais

Reuniões por Marcação

Qual o próximo destino? O mundo está à sua espera! Inscrições abertas para todos os programas. Contacte-nos, marque uma reunião presencial ou online se precisa de ajuda ou esclarecer dúvidas... Ler Mais

VidaEdu no Porto

Vamos estar na Cidade das Profissões, dia 8 de julho, com um workshop online sobre Cursos e Estágios Internacionais.  Somos oradores convidados e aproveitamos para esclarecer todas as dúvidas e... Ler Mais