Mariana na Noruega

By Outubro 9, 2020Happy Global People

“No início do ano de 2020 decidi partir numa nova aventura. Já estava habituada a viajar sozinha, mas achei que era altura de ir mais longe. Foi então que comecei os meus planos para partir em busca de um país que sempre me havia chamado, a Noruega.

Num ano repleto de mudanças e medo, eu própria fui assoberbada pela apreensão. Sem saber o que decidir ou como agir. No entanto, nós sabemos quando é a altura de dar o passo, e isso aconteceu quando surgiu a oportunidade de passar o verão na ilha de Andøya, a norte do circulo polar. O mais norte que já havia estado.

O receio de estar dentro de um avião no meio de uma pandemia partiu, no preciso momento em que sobrevoei as grandiosas montanhas ainda cobertas com o manto do inverno. Eu sabia que tinha tomado a decisão certa.

Os meus meses de Verão seriam passados em Stave Camping, onde fui recebida de braços abertos, e onde desde o primeiro dia me senti em casa e em família. Nós fazemos as nossas próprias oportunidades, mas por vezes são os acontecimentos que nos levam a elas.

Foi então que surgiu a oportunidade de prolongar a minha estadia até ao inverno, e eu não precisei de pensar. Eu não estava pronta para partir, a minha história nesta ilha ainda havia começado.

A minha conexão com a cultura Norueguesa e com esta região foi imediata. Sempre me identifiquei com os países nórdicos, é verdade, mas existe algo mais do que isso aqui. Quando o mundo vive uma pandemia, eu posso dizer que vivo um conto. Existem experiências que vão para além das palavras.

Aprendi a tricotar, vou aprendendo o norueguês com o meu sotaque arranhado, subo montanhas, perco-me por entre trilhos que me levam a encontros dos seres que vivem na e da natureza, e conheço pessoas que me ficarão marcadas para o resto da minha vida.
Já me deslumbrei com a dança das baleias, já senti o voo dos papagaios-do-mar e dei mergulhos neste infinito oceano com a luz do sol da meia-noite. Momentos que já estão cravados.
Já tive oportunidade de ir até ao sul deste inesquecível país, conhecer e provar o que cada local tem para oferecer e, essencialmente, sentir tudo o que existe para sentir. Uma lista infinita.

Sinto que tudo o que escrevo não é suficiente para descrever a minha experiência na Noruega. Experiência essa que ainda estou a viver.
O outono chegou. O sol da meia noite já faz parte do passado, e as noites estão finalmente escuras. As cores do outro lado da janela mudaram e já pude presenciar as primeiras tempestades. Eu sei que as auroras boreais já começaram a dançar neste infindável céu, mas agora é só esperar por uma noite limpa.

Nesta aventura, posso dizer que me tenho conhecido cada vez mais, não existe mais medo e apreensão. Existe sim uma tremenda felicidade constante, que faz ofuscar todos os sentimentos que não cabem dentro dela. Diz-se que quando se vive a felicidade, nada mais interessa. Nem a saudade, nem o medo.

Incentivo a todos os que têm esta sede da busca do mundo e da nossa verdadeira essência a correrem riscos. A abraçarem as oportunidades quando as reconhecem e, principalmente, dar o passo em frente sem nunca olhar para trás. Abracem a saudade como ela é e vivam o presente como deve ser vivido. Vivemos um ano de incerteza e muitos mais anos assim virão. Não estamos na altura de retrair, mas sim de viver.

Espero que as minhas palavras ajudem as incertezas a tornarem-se ações, e espero que as minhas imagens façam ver a aventura que vivi, e ainda estou a viver aqui no arquipélago de Vesterålen.

Tenho a agradecer-vos a minha jornada até aqui. Para muitos passa por ser só um programa de uns meses, mas para mim transformou-se muito mais do que isso.”

Mariana Pisa
Experiência Profissional Remunerada, área de Hotelaria & Turismo, na Noruega.

PROGRAMA NA NORUEGA

HAPPY GLOBAL PEOPLE

As experiências de quem já fez!

Mariana na Noruega

| Happy Global People | No Comments
"No início do ano de 2020 decidi partir numa nova aventura. Já estava habituada a viajar sozinha, mas achei que era altura de ir mais longe. Foi então que comecei...

Rita na Noruega

| Happy Global People | No Comments
"A minha experiência com a VidaEdu, e espero que não a última, foi na Noruega durante meio ano. Eu tirei um Curso Profissional de Turismo e Hotelaria, terminei o curso...

Inês na Noruega

| Happy Global People | No Comments
"A experiência que tive na Noruega foi a minha primeira grande aventura fora do país. Conheci a VidaEdu através de amigos que já tinham realizado programas semelhantes e decidi aventurar-me...
VidaEdu experiência profissional em hotelaria e turismo na Noruega

Francisco na Noruega

| Happy Global People | No Comments
“Há já muito tempo que ambicionava aventurar-me numa experiência além-fronteiras. Através de amigos descobri a existência deste tipo de programas por intermédio da VidaEdu e achei que era precisamente aquilo...

EVENTOS

Sessões Online

Vamos estar com sessões online, dia 2 de dezembro, para apresentar os programas de Estágios Profissionais e Remunerados, Au Pair, Voluntariado, Cursos de Línguas no estrangeiro, Cursos e Estágios Internacionais... Ler Mais

Live Débora na Suíça

No Dia Internacional Au Pair, 24 de novembro, assista à Home Talk com a Débora que está na Suíça a fazer o programa Au Pair e nos vai contar como é... Ler Mais

Reuniões por Marcação

Qual o próximo destino? O mundo está à sua espera! Inscrições abertas para todos os programas. Contacte-nos, marque uma reunião presencial ou online se precisa de ajuda ou esclarecer dúvidas... Ler Mais

VidaEdu no Porto

Vamos estar na Cidade das Profissões, dia 10 de dezembro, com dois Workshops online sobre Cursos e Estágios Internacionais e Já pensaste fazer um Ano Sabático?  Somos oradores convidados e... Ler Mais