Vanessa na Índia

By Maio 11, 2018Happy Global People

“Há pouco mais de um mês estava a entrar num avião para embarcar e abraçar um projecto a mais de 8 mil quilómetros de casa.
Os primeiros dias foram uma autêntica e quase violenta prova de fogo. O imenso e brutal choque cultural e de realidades (Europa vs Ásia Meridional) fez-me questionar a minha capacidade de conseguir levar a bom termo este novo compromisso.

Mas não foram os aspetos menos positivos desta “aventura” que me fizeram decidir partilhar esta publicação, mas tudo aquilo que me fez levantar todos os dias da cama às seis da manhã, sob uma já cruel temperatura de quarente e dois graus centígrados, com uma imensa e genuína vontade de mudar, pelo menos, todos os pequenos, mas importantes, universos em que “tocava”.

Foram os donos destes pequeninos universos cheios de cor, dor e sonhos irrequietos, que me fizeram sentir os abraços mais sinceros e aflitos que alguma vez recebi. Foi com uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma que me receberam e acolheram como uma deles sem esperar nada mais que a retribuição de um abraço ou um afago na cabeça quando a letra A saía desenhada ao jeito de uma tenda triangular. A eles…envio-lhes todo o meu amor, carinho e estudem! Estudem MUITO!!!!

A toda a equipa local:
Ao Mr. Bhagi Chodhary toda a dedicação, empenho e disponibilidade.
À Rittu por toda a doçura, empenho e disponibilidade.
À Priya Saini por toda a paciência, boa disposição e “recording me, pleeease”.
Ao Ramesh pelas constantes partilhas musicais, moves e divertidas viagens.
Ao kitchen staff por todas as horas despendidas na cozinha a preparar-nos, sempre com um sorriso no rosto e boa disposição, o melhor da gastronomia indiana, tentando sempre fazer um verdadeiro, e quase impossível, jogo de cintura entre o normal spicy e o not very spicy com as suas super, hiper, mega masalas. Viva o paneer butter masala!
Ao Surender Panchal pelo fantástico professor e ser humano que demonstrou ser e por todo o apoio prestado durante o chamado “lost in translation”.
Ao Anil pelo tempo e dedicação que todos os dias deposita naquela, que para muitas crianças, será a única escola que alguma vez frequentarão.

À VidaEdu por saber escolher as entidades parceiras com que trabalha no estrangeiro, o que me ofereceu um sentimento maior de segurança além-fronteiras e por me ter ajudado em todas as etapas do processo, não esquecendo a querida Ana, também ela da VidaEdu, por todo o empenho, interesse e acompanhamento prestado ao longo de todo o processo e, ainda, por toda a confiança depositada em mim para representar a VidaEdu em campo.

E finalmente, a uma das partes mais cruciais e importantes desta jornada, os meus companheiros de missão:
Camilla Lilje (Suécia) – a vegan corajosa que aos quase 50 anos de idade (sem os aparentar) decidiu embarcar numa aventura como esta sem nunca ter viajado sozinha para lado algum. Estreou-se com uma super viagem à Índia profunda. Minha primeira roomie.
Lauren Montgomery (Escócia) – detentora do sotaque mais engraçado e divertido que alguma vez ouvi. É movida a pilhas Duracell que contagiam tudo e todos.
Jack Woodbury (Nova Zelândia) – nómada há um ano. Aparece-nos de surpresa, vindo de Goa sem qualquer aviso prévio lá em casa. Recatado mas quando se dedica, é óptimo de conversa e de gargalhada.
Pame Escalante Martinez (México) – A minha segunda roomie. Um doce de menina. Atenta. Um poço de sensibilidade. Vivi com ela a minha pior experiência na Índia e arriscaria dizer que ela comigo. Aquele momento ficar-nos-à para sempre gravado na memória e no coração. A minha nova adepta dos chocolates Godiva!
Michelle Aragón Torres (México) – Michelle… que carinho adquiri por esta miúda. Ganhei uma amiga e irmã mexicana. Maluca pela Ladurée e macarons. Filha da alegria! Ao final de uns dias riscou-se-lhe o disco em “Mi casa es su casa!” Será um prazer visitar-te!
Guilherme Paiva (Brasil) – Todas as palavras que pudesse aqui escrever iriam ser sempre redutoras. O Guilherme foi companheiro, amigo, confidente, irmão e colega… é aquela “dobradinha” (como ele diz) que não desilude. É aquela “dobradinha” que só com um olhar o outro sabe o que se passa. Super boa gente, educado, sensível e generoso. – Bendito chocolate aquele. Estavas a adivinhar tempestade no canal… 😉

Um OBRIGADA levado a eco!!!!!
Foram casa, família, amigos, aconchego, irmãos de armas e guerreiros de uma eterna batalha!
Trago-vos a todos na mala e no coração!
E vou fazer do disco riscado da Michelle o meu disco: “Mi casa es su casa!”E agora, como não poderia deixar de ser, aqui vai a nossa banda sonora:
INDIA WAALE!!!!!!!”

Vanessa Ribeiro
Voluntariado Internacional, Ensino a Crianças na Índia

VOLUNTARIADO NA ÍNDIA

HAPPY GLOBAL PEOPLE

As experiências de quem já fez!

Odete na Índia

| Happy Global People | No Comments
"A minha história com a VidaEdu é uma história feliz, pois proporcionou-me uma das mais belas e inesquecíveis experiências da minha vida. Lancei a mim própria o desafio de partir...

Vanessa na Índia

| Happy Global People | No Comments
"Há pouco mais de um mês estava a entrar num avião para embarcar e abraçar um projecto a mais de 8 mil quilómetros de casa. Os primeiros dias foram uma...

João na Índia

| Happy Global People | No Comments
Deixamos aqui algumas fotografias da experiência do João durante o seu voluntariado com elefantes na Índia que "correu tudo perfeitamente, o pessoal da organização é muito porreiro, ajudam em tudo...

Ana na Índia

| Happy Global People | No Comments
"Apesar de já contar mais de uma dúzia de viagens pela Europa, de já conhecer parte do oriente enquanto turista, esta foi de todas a minha viagem mais desafiante. Quer...

EVENTOS

Open Day Lisboa e Porto

Vamos estar em Open Day em Lisboa, dia 29 janeiro, e no Porto, dias 28 e 30 janeiro, para apresentação e informação sobre Estágios, Au Pair, Voluntariado e Cursos de... Ler Mais

VidaEdu em Coimbra

Vamos estar em Coimbra, dia 5 fevereiro, para reuniões individuais sobre os nossos programas no estrangeiro. Temos vários horários disponíveis, inscreva-se no melhor para si. Participe! Descubra quais os programas,... Ler Mais

VidaEdu no Porto

Vamos estar na Cidade das Profissões, dia 29 janeiro, com dois workshops de grupo sobre Cursos e Estágios Internacionais e Viver e Trabalhar no Reino Unido.  Somos oradores convidados e... Ler Mais

Sessões ao sábado

Vamos realizar sessões em Lisboa e no Porto, dia 1 fevereiro (sábado), sobre Cursos de Inglês no Verão para grupos de jovens com acompanhamento. Descubra quais os os destinos e... Ler Mais